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Instalação da Interface de comando de volante em veículos Renault ou Multimarcas


- A Interface deve ser ligada na mesma fonte de alimentação 12V que alimenta o Auto Radio e protegida com fusível de 1A.

 

INSTALAÇÃO:

-Fio Vermelho identificado com etiqueta (12VDC +) deve ser ligado no positivo da bateria pós chave ou direto.
-Plug P2 Stéreo na entrada Pionner SWC, WR ou REM
-Caso seu Multimídia não possua entrada pra plugue P2, corte o mesmo e emende o fio Cinza no SWC1, AD1 ou Key1, fio Branco no SWC2, AD2 ou Key2 e o fio Preto no SWC-GND, AD-GND ou Key-GND.

ATENCAO: Os fios Vermelho e Preto que estão juntos com os fios Azul, Verde, Amarelo e Marrom não são Positivo e Negativo, estes 6 (seis) fios vão ligados no comando satélite, nenhum deles deve ser ligados no Negativo ou Positivo do Veículo sob risco de danificar permanentemente a Interface.



PROGRAMAÇÃO PARA COMANDOS DE VOLANTE ANALÓGICOS, MULTIMARCAS:

**Está função só está disponível nas interfaces modelo R4**

Configurar Comando Satélite 2 e 4 vias, o instalador deve identificar os fios com multímetro no conector do rádio original, os 2 fios corretos mudam de impedância à cada botão pressionado, não enviamos fotos ou identificação dos fios dos modelos de veículos compatíveis com padrão analógico porém ajudamos a identificar e testar se necessário trocando mensagens e fotos por Whatsapp:

Para habilitar entrada analógica e ligar comandos de 2 ou 4 vias, junte os fios Verde e Amarelo da interface e emende no fio identificado como DATA 2 (GND) do comando de volante, e emende o fio Vermelho da interface no fio identificado como DATA 1 do comando de volante, os outros 3 fios da interface não serão utilizados e devem ser isolados.
Ligue a interface, o LED azul pisca, pressione e solte o botão de programação na parte inferior da interface, o LED azul apaga, em seguida pressione as teclas do comando satélite na seguinte seqüência.

1º- Volume Mais => Volume Menos => Seek UP => Seek Down => Mode => Band => Mute



EX. de programação em um Comando que possui tem a tecla MUTE:
  VOLUME(+) => VOLUME(-) => SEEK-UP => SEEK-DOWN => MODE => BAND => VOLUME(+)

EX. de programação em um Comando que não possui a tecla BAND:
  VOLUME(+) => VOLUME(-) => SEEK-UP => SEEK-DOWN => MODE => VOLUME(+) => MUTE

EX. de programação em um Comando que não possui as teclas SEEK:
  VOLUME(+) => VOLUME(-) => VOLUME(+) => VOLUME(+) => MODE => BAND => MUTE


Cada botão pressionado o LED Azul pisca rapidamente e apaga, durante o procedimento, caso não queira programar determinado botão, pressione o primeiro botão programado como Volume Mais e a posição na memória será ignorada, ao final da programação o LED pisca 2 vezes e apaga, teste todos os botões, caso seja necessário repetir o procedimento, para resetar, desemende os fios Verde e Amarelo e ligue a interface, após 1 segundo desligue a interface e emende novamente os fios Verde e Amarelo e siga os passos desde o inicio, ou encoste o fio AZUL no fio PRETO ou Negativo por 1 segundo, o led azul pisca, pressione e solte o botão de programação na parte inferior da interface, o LED azul apaga, refaça a programação.

Pressionando e soltando os botões programados como Seek UP e Seek Down, são executados os comandos de busca de Estações na função Radio ou troca de Faixas nas mídias. Pressionando, segurando por 1 segundo e soltando os botões programados como Seek UP e Seek Down, são executados os comandos de troca de Estações memorizadas na função Radio ou troca de Pastas nas mídias, após 2 segundos ou pressionando qualquer outra tecla o sistema retorna à função inicial.



PROGRAMAÇÃO DE MARCA DO AUTO RADIO E PADRÃO DE ENTRADA DO COMANDO DE VOLANTE:

1 - Pressionar a Tecla na parte inferior da interface por 3 segundos, o LED acende, pressione e solte a tecla, o LED pisca conforme Legenda abaixo, quando parar de piscar, pressione as teclas do Comando de Volante e confira com as funções do radio, se negativo repita o processo até que encontre a programação correta!
2 - Para Memorizar, pressione a mesma Tecla por 3 segundos, o LED pisca 3X e apaga, está feita a programação.

** Ao final da instalação, o LED deve ficar apagado, só acende se pressionada tecla do comando satélite, caso o LED fique aceso e o radio responda corretamente aos comandos, a interface não concluiu o processo de programação e pode desprogramar assim que desligada a alimentação, neste caso repita passo 2.



** Na Megane/ Grand Tour, a alimentação da interface pode ser ligada no positivo pós chave Amarelo com pintas pretas 1mm (fio de bitola maior) no Conector do Display.


Megane/ Grand Tour:

a instalação no Megane e feita no conector atrás do display no painel que mostra dados do radio, relógio e temperatura, para abrir o painel force a frente com os dedos e ao fundo existe 2 parafusos tipo Torx T20, soltando o painel sai inteiro, no display tem apenas um conector preto, solte este conector e faça a emenda dos fios conforme foto abaixo, após emendar, reconecte no display.


 



AJUSTE DO RELÓGIO:

Em véiculos cujo ajuste do relógio é feito no radio original, o procedimento pra ajustar é feito encostando os os fios que ficaram no conector, encostando fio Roxo e Amarelo por alguns segundos o Relógio entra em ajuste, Cinza e Rosa sobe, Cinza e Amarelo desce, Roxo e Amarelo altera minutos e segundos e confirma.



**Interfaces modelo R4, adquiridas a partir de 10/2017, led na cor Azul, não é necessário cortar os fios na Megane 2007 ou mais novas cujo ajuste do relógio é feito pelo comando de volante (não possui botões de ajuste no display), desta forma o ajuste continuará sendo da forma original porem o funcionamento da interface é sensivelmente diferente com pequeno delay nos comandos, a interface identifica automaticamente a forma de instalação, para isso, primeiro emende os 6 fios, insira o Conector no Display e por último ligue a interface, ao ligar, o LED deve piscar 2 vezes confirmando o funcionamento, IMPORTANTE, o Auto Rádio e a Interface devem ser ligados no Pós Chave, e quando alimentados, o Conector do Display tem que estar Conectado!

  É necessário cortar os fios quando a Interface não for modelo R4, o Auto Rádio e a Interface estiverem ligados no Positivo Direto ou o Display possuir botões de ajuste de horas!

  Nas Meganes mais novas, cujo o ajuste do relógio é feito no comando de volante, caso queira ligar o Auto Rádio no positivo direto e manter a originalidade do ajuste é possível, sendo assim ligue a Interface e Auto Rádio no positivo direto mais certifique-se que antes de ligar a interface o display esteja ligado, Cartão de Ignição inserido, com isso ela memoriza o padrão e entra em standby quando pos chave desligar o Display (interface não funcionará com display desligado porém não gera interferência no auto rádio), Interface manterá a programação até que desligue e religue a alimentação da mesma, o que pode ser um problema na troca de bateria pois a interface será alimentada antes do display, se ao ligar a Interface com fios emendados e o Display estetiver apagado, desligado, a Interface vai falhar ou ocorrer comandos involuntários!



***Megane 2005 ou anterior a abertura do painel e conectores são semelhantes aos do Clio, neste caso siga os procedimentos abaixo e programe a interface para Clio.


CLIO, SCENIC, SYMBOL, KANGOO, MEGANE primeira Geração ou outros modelos com radio original sem Display:


nos veículos Clio e Scenic cujo radio original não pussui display, o mesmo é localizado no painel do veículo, a instalação é feita no conector existente atráz deste display, é necessário desmontar esta parte do painel pr ter acesso ao conector, no display existe 2 conectores, o proveniente do comando satelite tem 6 fios nas cores VM, PT, AZ, VD, MR e AM, a aparencia dos conectores são mostrados na foto abaixo, preto ou vermelho dependendo do ano do veículo, na instalação, não corte o conector, apenas desencape um pedaço do fio, ligue os fios da interface cor a cor e mantenha o conector desconectado do display.

1 e 3 = Conector Vermelho Clio, Scenic, Kangoo
2 e 4 = Conector Preto Clio, Symbol, Scenic, Megane



 



Renault 19.

Para ativar o modo de funcionamento no Renault19 com comando de volante com 5 fios e 6 botões, emende os fios na sequencia mostrada na foto abaixo, pressione com ponta de caneta o botão inferior na interface e mantenha pressionado, na sequencia ligue a alimentação, o LED Azul acende por 2 segundos, assim que acender solte o botão e aguarde inicialização e estará programada para funcionar com Renault19, repita o processo para reverter a programação. Os dois botões de baixo tem função dupla, pressionando e soltando funciona como SEEK no Rádio e Troca de Faixas nas mídias, pressionando e segurando por um segundo e na sequencia pressionando e soltando, funciona PRESET na Rádio e troca de Pastas nas mídias, mantém segunda função por até 2 segundos sem pressinar botões ou pressionando outro botão lateral.





 

CLIO RT 99.

Emendar os fios Verde/Amarelo da Interface no Laranja do Comando e o Vermelho da Interface no Marron do Comando, programar como Comando Analógico!
Ex. programação dos 4 botões: VOLUME(+) => VOLUME(-) => VOLUME(+) => MODE => BAND => VOLUME(+).





 



Clio, Scenic, Sandero ou outro modelo com radio original com Display.

em veículos cujo radio original possui display, a ligação é feita no conector ISO amarelo existente no compatimento do Rádio, os fios são nas mesmas cores da interface, basta ligar fio a fio e programar a interface conforme legenda acima.





 



Veículos 2012 ou mais novos com Conector conforme foto abaixo, Sandero, Stepway, Master, Kangoo, Fluence, Logan, Symbol, Captur, etc:

em veículos renault 2012 ou mais novos cujo conector do comando satelite é na cor Cinza, com 8 vias e 6 fios conforme foto abaixo (na cor preta é necessário cortar as guias laterais), o conector é conectado diretamente na interface no caso de adquirir o modelo correto ou a ligação dos fios segue legenda apresentada no manual.



 

PROGRAMAÇÃO DE MARCAS DE RADIO:

A Interface é compatível com Radios Pionner com entrada WR ou SWC ou outras marcas com entrada pra controle remoto com fio tipo AD1 ou KEY1.

Em radios Chineses que as funções são aprendidadas no Menu, geralmente as funções do Molette não são capturadas pois o periodo de transmissão de 30ms não é memorizado pelo radio, neste caso, a interface mantem por 1,5 segundos a impedância das funções do Molette quando está em modo de programação, o procedimento é entrar no modo de programação correta pro seu Auto Rádio, capturar todas as funções no Menu do aparelho e só depois confirmar na Interface pressionando e segurando por 3 segundos o botão de programação.


Em alguns modelos de Pionner 1 din requererem Reset pra poder utilizar a interface, se seu radio não liga após conectar o P2 na entrada WR ou o LED da interface acende quando pressionado tecla do comando Satelite mais o radio não responde aos comandos, tire a alimentação do radio por alguns segundos e religue, o radio deve responder aos comandos.


 

 

 PIONNER 2DIN

 

Em alguns modelos de Pionner 2din, a função de controle remoto sem fio está desabilitada no menu settings do aparelho, se ao entrar em settings a função pra habilitar estiver em cinza e não aceitar os comandos, tire a alimentação do radio por alguns segundos, religue e ao carregar o sistema vá direto em Menu/Settings (System), a função deve estar em branco e pode ser acessada, siga os passos das fotos abaixo. Caso seu aparelho 2DIN não responda aos comandos e não encontre a função pra habilitar no menu, desative o modo de demonstração para visualizar algumas configurações ocultas.


 

 



FUNÇÃO TROCA DE PASTA E ESTAÇÕES MEMORIZADAS NO RADIO:

O Molette tem função dupla nos radios Pionner, default é Seek nas estações de radio e troca de faixas de músicas nas Midias, pra alterar o funcionamento pra Mudar Pastas nas Midias e Pular as radios memorizadas no Radio, pressione e solte o botão OK do comando Satellite e gire o molette, enquanto girar ele mantem esta função, após 2 segundos sem ação no Molette, o modo volta ao default, sempre que precisar alterar as pastas ou selecionar entre as radios da memória, pressione e solte o botão OK e gire o molette.




BOTÕES DO COMANDO SATÉLITE:

Todos os botões do comando satélite são funcionais, em Radios Pionner com entrada pra controle remoto tipo SWC, o MUTE ou ATT não está disponível pois o radio não entende o comando, neste caso, a interface emula o MUTE, quando pressionado MUTE, o Volume é abaixado até o zero, pressionando novamente o Volume é ajustado para nível 10, no entanto, os radios com SWC o botão OK tem função INF.

- Em aparelhos Pionner com entrada pra controle remoto sem fio tipo WR, o botão MUTE tem função ATT porem o Botão OK não tem função no radio, em ambos os casos este botão é usado para ativar a segunda função do Molette.

- O Botão Source do lado esquerdo, tem a função de mudar as mídias do aparelho e quando pressionado por alguns segundos tem função de POWER

- O Botão Source do lado direito, tem função de alterar FM1, FM2, FM3, AM1...quando está em RADIO porem em outras mídias este botão não tem função.

- O Botão Source do lado direito, em aparelhos Pionner com Bluetooth tem função de atendimento quando o aparelho está em outras mídias senão RADIO, quando está em RADIO tem as funções citadas acima.



DÚVIDAS COMUNS:

Os comandos não correspondem aos botões do satélite:

- Verifique a programação da Interface, originalmente ela vai programada para modo WR Pionner (Modo 3), se estiver instalando outra Marca de auto rádio ou padrão de controle remoto com fio, se faz necessário programar a interface, localize logo acima os procedimentos de programação.


Os comandos Falham ou ocorrem involuntariamente:

- Primeiro veririque se o LED da interface acende quando pressiona o botão que falha, se acender, significa que a interface está funcionando, segundo, na Megane 2007 ou mais antiga confira se os fios foram cortados, no Symbol confira se o conector preto ao fundo está desconectado e os fios da interface estão emendados nos fios do lado direito que seguem pra dentro do carro, ou no Clio, Kangoo se o conector vermelho está desconectado do display, nas Meganes sem ajuste de relógio no display, sendo a interface modelo R4, verifique se a interface e o auto rádio estão ligados no pós chave, a interface deve ser alimentada com o display aceso.


Um ou mais botões do comando de volante não funcionam:

- Primeiro veririque se o LED da interface acende quando pressiona o botão que falha, se acender, significa que a interface está funcionando, segundo verifique se o plugue P2 está conectado até o final, tem um clique que mantem o plugue fixo no lugar impedindo que se solte com a vibração do veículo, caso ele fique pouco solto, alguns comandos não funcionam. Se ao pressionar o botão de comando de volante, o Led da interface não acender, primeiro verifique se os fios estão emendados corretamente seguindo a tabela pro seu veículo no manual impresso, no caso de estar ligados corretamente, faça um teste pra descartar defeito no comando de volante, solte os fios do comando de volante e encoste os fios da interface da seguinte forma, o auto rádio deve responder com a função correspondente, vermelho com azul = volume mais, vermelho com amarelo = volume menos, preto com amarelo = Source, preto com azul = mute, preto com verde = band, se funcionar encostando os fios seu comando de volante está com defeito e precisa de uma limpeza nos contatos.


Pionner 2DIN não funciona:

- Multimidias 2DIN da Pionner não vem com a opção Comando de Volante Habilitada, para que funcione é necessário acessar o Menu\Sistema e habilitar a entrada pra Comandos de Volante, acesse logo acima as etapas para habilitar a entrada.


Perdi os ajustes do Relógio na Megane:

- Na linha Megane em que o ajuste do relógio é feito no radio original ou pelo comando de volante, ao cortar os fios, perde esta função, nas interfaces modelo R4 não é necessário cortar os fios nas Meganes cujo ajuste do relógio é feito desta forma, caso sua interface seja outro modelo, se não cortar os fios a mesma não funciona corretamente, neste caso, logo acima tem os procedimentos para ajustar o relógio encostando os fios que ficaram no conector do display, ou emendar os fios até o porta luvas, desta forma pode ser ajustado sem desmontar o display. Interfaces modelo R4 não precisa cortar os fios nas Meganes mais novas cujo Display não possui ajuste do relõgio, apenas desencape e emende os fios seguindo a tabela no manual impresso, assim maném o ajuste original.


O Source da direita não funciona:

- O Source da direita em comandos da linha Renault só tem função no modo Radio, altera entre FM1, FM3, FM3, AM1...


O botão OK localizado na parte inferior não funciona:

- O botão OK localizado na parte inferior de comandos da linha Renault não tem função direta, ele ativa a segunda função do Molette, troca de pastas e estações memorizadas no modo Radio, pressione e solte o botão OK e na sequencia gire o Molette.


Não consigmo programar o comando do Molette no meu Positron ou outra marca de multimídia Chinesa:

- O nível de impedância do Molette e ativo por 80ms em cada escala do giro, este tempo é muito curto para que o multimídia grave o comando, a maioria dos multimídias Chineses precisam de pelo menos 1 segundo, no entando existe uma forma de configurar, na interface entre em modo de programação, pressione e solte o botão até que o led pisque 2 vezes para modos SWC ou 3 vezes para Key1 ou AD1, com o led aceso, ainda em modo de programação, vá até o menu do multimídia e configure os comandos para o Molette, após configuração, saia do modo de programação da interface pressionando e segurando o botão na parte inferior por 3 segundos, led pisca rapido e apaga.


Meu Multimídia não possui entrada pra plugue P2:

- Os padrões de entrada pra controle remoto com fio AD1, Key1 e SWC1, não possuem entrada pra plugue P2, o que tem são fios identificados com etiquetas no chicote do mesmo, neste caso corte o plugue P2 da interface e emende os 3 fios, Cinza no Key1, SWC1 ou AD1, o Branco no Key2, SWC2 ou AD2 e o preto no GND.


Após desligar a chave do carro meu Auto Rádio não liga, trava ou apresenta comandos involuntários:

- A interface pode ser alimentada com positivo direto ou pós chave, porem tem que ser a mesma alimentação do Auto Rádio, caso este seja alimentado com positivo direto e a interface com pós chave, ao desligar a chave do veículo, o nível de impedância da entrada pra controle remoto com fio cai e com isso o radio não liga, não desliga, trava ou apresenta comandos involuntários .




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